span.fullpost {display:none;} span.fullpost {display:inline;} span.fullpost {display:inline;}

domingo, 21 de setembro de 2008

Carro consumindo muito? Veja aqui as possíveis causas deste problema

Os veículos ditos “econômicos” chegam a beber mais do que carrões com motor mais potente. A explicação pode estar em uma peça fundamental do carro: o motorista. Segundo César Urnhani, piloto de desenvolvimento da Pirelli e campeão das Mil Milhas, a forma de conduzir o automóvel influência, e muito, no gasto de combustível. “Nós queimamos bilhões de reais por não saber dirigir. Conduzindo o veículo de forma adequada o motorista chega a uma redução de, no mínimo, 20%. O que ao final do ano pode representar o valor do IPVA do veículo.”

Para provar que dirigir de maneira eficiente não significa perda de tempo e ainda traz mais segurança e economia, o piloto realizou um teste por 25 km, em uma primeira viagem dirigindo de forma normal e na segunda, de forma eficiente. Com um Ford Fiesta 1.6, durante o percurso que incluía subidas, descidas, lombadas, trânsito moderado e rotatórias, foram feitas 85 trocas de marchas no modo normal contra 46 no modo eficiente. As frenagens somaram 36 ante 21 e o consumo médio foi de 8,149 km/l contra 13,567 km/l, o que representa o gasto de R$ 7,60 e R$ 4,57, respectivamente. Mas e o tempo? Ambos levaram 23 minutos para concluir o trajeto. “Não é só combustível que é economizado. Discos de freio, pneus, câmbio e embreagem também são poupados, mesmo sem a possibilidade de contabilizar o desgaste desses componentes.”


Por quê meu carro 1.0 bebe tanto?
Carro econômico e potente não combinam. “Desempenho e performance é algo que o 1.0 está longe de oferecer”, diz Urnhani. “Carros 1.0 não foram feito para acelerar. Se o consumidor quer um carro potente tem de estar ciente que vai precisar queimar mais combustível. Se quer economizar, vai precisar abrir mão do bom desempenho.” Principalmente em veículos de motorização menor, evite pressionar todo o acelerador. Se quiser ganhar velocidade, opte pela redução de marcha. “Fique de olho no conta-giros, o ideal é andar entre 1.500 rpm, no mínimo, e 2.800 rpm, no máximo.” Procure acelerar gradualmente e ganhe velocidade aos poucos.

Para que pressa?
Ande em velocidade compatível com o trânsito da cidade. Além do congestionamento carregado, nas principais vias de São Paulo há limite de velocidade, geralmente entre 70 km/h e 90 km/h. “O motorista tem o hábito de andar rápido em pistas com radares e ao avistar o equipamento freia bem em cima. Mesmo que escape da multa, ele perdeu dinheiro com o gasto excessivo do freio, de combustível e dos pneus.” O ideal é acompanhar o ritmo do trânsito. Não adianta tentar andar a 50 Km/h se a média da via é inferior a essa marca. Isso só traz mais gastos e praticamente nenhum ganho em menos tempo.

Gasto menos combustível andando na “bangela”?
Rodar em ponto-morto não traz economia de combustível, nem em descidas. “Pelo contrário, descer engrenado não exige esforço do motor, mas se o motorista desengrena o carro, o motor precisa rodar e para isso vai precisa de combustível.” Propulsores modernos, equipados com injeção eletrônica, tem um mecanismo que corta o envio de combustível para os bicos injetores quando não há aceleração. Nesta condição, o motor continua funcionando pela inércia do movimento, mas o consumo é zero. Na banguela, os bicos enviam combustível para o motor para manter o ponto-morto.

Para comprovar na prática, use o computador de bordo, se seu carro tiver o equipamento. “Enquanto você estiver descendo engatado, verá no visor o consumo zero, geralmente indicado por 999 km/l ou traços.” Na hora de subir, pegue embalo antes do aclive ou no início da subida para não precisar “afundar” o pé no acelerador ou trocar de marcha no meio da ladeira.

Quando a via estiver livre, procure andar na maior marcha pelo maior tempo possível. “O esforço do carro é menor e o consumo também.” Não é necessário também passar por todas as marchas. “Pule da terceira para a quinta direto se estiver em boa velocidade, por exemplo.”

Por que a fila em que estou nunca anda?
O condutor que dirige colado no carro da frente não consegue ter uma visão do trânsito. “O motorista, ao invés de ganhar vai perder tempo parado, gastar muito combustível e perder a paciência.” No trânsito carregado mantenha sempre uma boa distância do carro à frente. “Ao andar, engate a primeira e pise o mínimo possível no acelerador, aproveitando ao máximo o torque do carro. Deixe o carro rodar em 1.500 rpm e quando chegar ao limite mude para a segunda marcha e mantenha a baixa velocidade. É a única forma de corrigir o gasto que o congestionamento provoca.” Para saber qual é a distância mínima que você deve manter do outro veículo, basta ficar atento aos pneus traseiros do carro à sua frente. Se não for possível enxergá-los, você está perto demais.

O semáforo está fechado. Correr por quê?
Ao ver o semáforo fechar o motorista geralmente coloca o carro na “bangela” ou mantém a velocidade e é obrigado a frear. “Quando ele precisar sair, vai ter que engatar a primeira, a segunda e daí por diante. Se, ao avistar o sinal vermelho, ele permanecesse engatado, mas em uma velocidade menor, teria a chance de o semáforo abrir e poder seguir, sem frear e sem precisar usar a primeira marcha.”

Você e seu carro seguro
Mudanças no modo de condução refletem também em uma direção menos estressante e agressiva. “O motorista escolhe o grau de risco que quer correr. Quem insiste em dizer que dirige de forma imprudente e nunca bateu, não pode esquecer que uma hora ou outra pode acontecer e, além do perigo, está queimando dinheiro”, afirma Urnhani.

72 comentários:

  1. interessante, achava que andar em ponto morto economizava mais, mas vou seguir essas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sempre achei que economizava, más agora vimos que na prática não é bem assim...
      ...interessante mesmo essas dicas.

      Excluir
    2. vou adotar estas dicas tambem. meu celta esta fazendo 13km/l dentro da cidade, vou tentar diminuir ainda mais o consumo rs

      Excluir
    3. nao economiza pois mesmo na banguela o que manten o carro funcionando e o combustivel

      Excluir
    4. Nem sempre esse raciocínio é válido. Quando você desce engrenado o motor "segura" o carro. Ele realmente não vai consumir combustível na descida, mas vai ter que acelerar mais na subida. Quando você desce na banguela, o carro acelera mais por conta da gravidade e esse impulso é reaproveitado na subida subsequente.

      Excluir
    5. Quero ver vc descer na banguela sem ter nenhum carro na tua frente ...ai já não dá pra usar a velocidade pra subir...

      Excluir
  2. MUITO BOA AS DICAS, MAS NAO TIROU MINHAS DUVIDAS, GOSTARIA DE SABER QUANDO É PROBLEMA MECANICO O QUE TROCAR QUE TIPO DE MANUTENÇÃO FAZER PARA VOLTAR AO CONSUMO NORMAL???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se seu carro for de injeção verifique todos os sensores e se não achar o defeito teste a central de comando dos sensores se não resolver é as molas dos pistão que estão sem pressão.

      Excluir
    2. Molas dos pistões? Não seriam os anéis dos pistões? Anéis de segmento?

      Excluir
  3. Tirou todas as minhas duvidas! Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Quero tirar uma dúvida, sei que ponto morto em ladeira, nao economiza em nada, o certo é descer engatado!
    Agora vem a pergunta, e se for em um simples declive! vou dar um ex:
    tem um leve declive, e a partir disso tenho que andar 1km pra chegar em casa! quando deixo engatada, antes do fim do percuso o carro pede aceleração, tendo assim que acelerar ate o fim, ja no ponto morto, consigo fazer o trajeto todo sem precisar acelerar novamente, ai vem a pergunta, nesses casos eu economizaria mais no ponto morto, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma dica que diz, se a via estiver livre ande na maior marcha por maior tempo, você não precisa dever o declive em 2~3 marcha, coloca uma 5 que o carro vai correr mais.

      Excluir
  5. Meu carro é motor 1.0 e tem rodas aro 14, isso influencia para um maior consumo de combustivel?
    Por ser uma roda um pouco maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do tamanho dos pneus mesmo assim o consumo não aumenta mas seu carro por ser 1.0 tende a ficar mais fraco nas saidas e retomadas de velocidades

      Excluir
  6. Dizem que a roda maior influência, mais atente-se para o seguinte, rodas aro 13, perfil 80 e rodas aro 14 perfil do pneu 60 dão basicamente no mesmo, no meu carro estou com aro 15 perfil 65, dá no mesmo que as 17 do meu pai q são perfil 45, então meu carro que originalmente usa aro 13, está usando aro 17 consumo vai subir mesmo e desempenho perde tbm, mais não deve ser muita coisa!

    ResponderExcluir
  7. tenho uma santana 86 ta molhando as velas com alccol oq que poderei fazer, e bebendo demais,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filho o pessoal esta falando de carro,pera ai santana 86 tenha dó né....

      Excluir
    2. Ajuste o carburador. Agora desculpe, Santana 86 é muito mais carro do que muita porcaria que o povo anda comprando por aí 0 KM.

      Excluir
    3. Tenho um santana 98, na pista ele ta fazendo 8,5 , ja fiz limpeza de bico, e a parte de cima do motor, pois queimou junta do cabeçote, mais nao afetou as valvulas, o q devo fazer?

      Excluir
    4. Caro Amigo a media do Santana é isso...

      Excluir
  8. Isso mesmo!

    Perfeita as conclusões do amigo aí em cima!

    ResponderExcluir
  9. tenho um celta 1.0 que está fazendo 9,5 com um litro na pista, o que fazer? já troquei os filtros e velas e fiz limpeza no sistema de injeçao. está consumindo demais, o que fazer para beber menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo faça o alinhamento do carro mantenha os pneus sempre calibrados evite peso morto dentro do carro acelerações desnecessárias isso ajuda bastante OK!!!

      Excluir
  10. Olá!

    Tenta mudar de posto e analisar quanto seu carro está fazendo.
    Por exemplo abasteça em postos diferentes mas sempre com a mesma quantidade de litros... e sempre quando o carro entrar na reserva desta forma saberá qual é o posto que está vendendo a gasolina que rende mais. Infelizmente aqui no Brasil a sacanagem de vender gasolina adulterada já começa com a permissão do governo!

    Troque o filtro do combustível, é uma peça que para seu carro não deve custar mais que 20 reais que é recomendável trocar pelo menos 1x por ano.

    Não estique tanto as marchas!
    troque as marchas quando a rotação estiver antes de 3000 rpm. Eu costumo trocar quando está a 2700!

    Assim eu economizo bem!

    ResponderExcluir
  11. ñ tirol minhas duvidas eu queria saber que peça se troca quando o consumo almenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MEU VECTRA 2.0 GLS ESTAVA FAZENDO 8KM/L NA CIDADE
      TROQUEI OS BICOS INJETORES PELO BICO MAIS NOVO DO AGILE 1.4 TA FAZENDO 10 NA CIDADE E TO PISANDO MAIS E NAO PERDEU A POTENCIA

      Excluir
  12. tenho um bmw 318 is coupé 140 cavalos...ele esta a beber muito...com 10 euros faço 30 km...o que podera ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser que você não tem este carro por que se você tive-se não ia preocupar com o consumo.. =)

      Excluir
    2. Troque a BMW por uma bicicleta, ó pá!

      Excluir
  13. TENHO UM GOL QUADRADO 1000 E ESTA BEBENDO MUITO QUAL A MANUTEÇÃO QUE TENHO QUE FAZER

    ResponderExcluir
  14. Tenho um idea 1.4 flex 06/07, rodas 15 de fabrica, em 2012 sofri um acidente com ele mas nada mto grave, apenas quebrou o eixo da roda dianteira, já foi concertado tudo, mas depois daí o rendimento do carro começou a cair muito e de 11km/l, hoje está fazendo 8.4km/l, já troquei óleo, filtro e ainda continua esse consumo excessivo. Tem alguma coisa que posso checar antes de levar para alguma oficina e eles inventarem coisas q não existe?

    ResponderExcluir
  15. TENHO UM FIAT STILO 1.8... FLEX... 07/07... O COMPUTADOR DE BORDO TA MARCANDO 5 KM POR LITRO NA CIDADE A GASOLINA.... E NO ALCOOL ELE TA MARCANDO 7.0, 7.2, .. GOSTARIA DE SABER O PQ DESSA CONTRAVERSA....

    ResponderExcluir
  16. Srs excelente dica ,essa de descer engrenado, eu não sabia que descer na Banguela não ia reduzir o consumo de combustível , valeu ...........

    ResponderExcluir
  17. Temos um Peugeot 206 Flex 1.4 2007 e pelos cálculos ele está fazendo de 7 a 8km/l na Gasolina, mas conheço donos de outros 206 mais novos que estão fazendo de 9 a 10km/l. O que pode estar de errado no nosso carro? Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Tenho um Ford Focus 2006/2007, gasolina ele esta gastando um pouco alem da conta, o que pode ser os motivos.

    ResponderExcluir
  19. Leia as dicas anteriores!

    ResponderExcluir
  20. Meu Palio 1.4 2010 esta bebendo muito, 9km/l no alcool e 11 na gasolina, oque faco pra ele beber menos

    ResponderExcluir
  21. Tenho um GOl g5 2010 ando na boa 110 120 na BR no maximo 140 , e na cidade ando de vagar ele faz 4.25 no alcool e na gasolina faz uns 6 eu ta gastanto mais que os opala ¨6 cilindro dos meus amigo kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Tenho um palio attrative 2010 1.4, e estou insatisfeito com o consumo do mesmo. Tenho tais cuidados colocados no artigo acima, e ainda o carro detém comportamento fora do esperado.
    Em alguns meses eu estava usando apenas o combustível etanol, e como isso o computador apresentou um consumo médio de 9km/l, porém, ao abastecer com gasolina aditivado, o consumo continua o mesmo.
    OBS: Ando na cidade e com o ar condicionado sempre ligado
    Também fiz um comparativo do consumo na estrada, e a média apresenta o mesmo.

    ResponderExcluir
  24. não era essa resposta que eu queria, quero saber sobre problemas no motor. josé macêdo

    ResponderExcluir
  25. Olá desculpem algo de errado pois sou novato por aqui ... tenho um corsa sedan 1.6 automatico estou fazendo uma média de 8k na cidade , esta correto todo esse consumo ???

    ResponderExcluir
  26. Olá desculpem algo de errado pois sou novato por aqui ... tenho um corsa sedan 1.6 automatico estou fazendo uma média de 8k na cidade , esta correto todo esse consumo ???

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. tenho um corsa sedan maxx 2009 e ele esta com um consumo muito alto voltando de sao paulo[moro em botucatu] coloquei 30 litros e cheguei na reserva,mas anteriormente eu tinha um prisma fui pra sao paulo rodei 629km tudo isso com praticamente um tanque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal tenho um palio wekend 1.6 2012,comprei agora estou assustado pois ele só tá fazendo 6.9 no álcool na cidade..É normal?ou tá bebendo demais?

      Excluir
    2. Pessoal tenho um palio wekend 1.6 2012,comprei agora estou assustado pois ele só tá fazendo 6.9 no álcool na cidade..É normal?ou tá bebendo demais?

      Excluir
    3. Gente, meu celta 2010 está gastando muito e ainda está acelerado. O que poderia ser? Faz um barulho maluco quando piso na embreagem para mudar de marcha.

      Excluir
  29. Comprei um palio wekend 1.6 2012 tá fazendo 1.6 no álcool (cidade)é normal esse consumo ou tá desregulado?

    ResponderExcluir
  30. Comprei um palio wekend 1.6 2012 tá fazendo 6,9 no álcool (cidade)é normal esse consumo ou tá desregulado?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde.
    Tenho um Ford Fiesta supercharger 1.0
    Coloque 15 litros de gasolina ontem de manhã, só rodei aqui no bairro, e hoje já tinha gastado 9 litros.
    Está bebendo muito, queria saber se mudar a marcha no limite do contra giro aumenta o consumo do combustível

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde.
    Tenho um Ford Fiesta supercharger 1.0
    Coloque 15 litros de gasolina ontem de manhã, só rodei aqui no bairro, e hoje já tinha gastado 9 litros.
    Está bebendo muito, queria saber se mudar a marcha no limite do contra giro aumenta o consumo do combustível

    ResponderExcluir
  33. Boa noite ! Comprei meu primeiro carro , um gol G5 1.0 2010/2011 ele está consumindo muito não sei o porque , está fazendo 7km por litro na cidade sem o ar
    Já troquei velas , filtro do ar , filtro de combustível não sei mais o que fazer , quem puder me ajudar agradeço , por favor não sei mais o que fazer ?

    ResponderExcluir
  34. J Márcio gostei sao dicas muito importantes e interessantes

    ResponderExcluir
  35. J Márcio gostei sao dicas muito importantes e interessantes

    ResponderExcluir
  36. Tenho um fox 2014 Flex ele faz 10 por litro na cidade e na BR faz 11 e normal?

    ResponderExcluir
  37. Tenho um fox 2014 Flex ele faz 10 por litro na cidade e na BR faz 11 e normal?

    ResponderExcluir
  38. Fiz manutenção do freio e comentei com o mecanico do consumo , ele me disse que as velas eram originais , se trocasse e limpeza de bico melhoraria o consumo, isso procede,ta fazendo 8 na gasolina , peugeot 207 1.4.

    ResponderExcluir
  39. Tenho um sandero 1.6 2013 esta fazendo 7.5 no álcool na cidade e na gasolina faz 9.0 por litro ta gastandommuito

    ResponderExcluir
  40. Tenho um sandero 1.0 2013 2014 ta gastando muito combustivel, que será?

    ResponderExcluir
  41. brigado pelas dicas ai

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, tenho um fox trend 1.0 2010 que comprei a 4 meses. Todo mundo me disse que era uma carro de manutenção barata. Até agora só tive dor de cabeça. O carro ta fazendo 9,5 km/l na cidade. Isso pisando leve. além disso anda se arrastando que parece que ta puxando um caminhão engatado atrás do carro. já troquei velas, bobina, cabos de vela, filtro de ar, fiz limpeza de bicos e TBI, troquei a sonda lambda, limpei as válvulas de entradas de ar, correia dentada, troque óleo, filtro de oleo, filtro de combustível e outras coisas mais, tudo com as expectativa do carro ficar mais disposto e gastar menos ou pelo menos um dos dois. Tudo para não dar o braço a torcer e ter que reconhecer que o carro é assim mesmo e que eu fiz um péssimo negócio. dei 24 mil em uma bomba. Se alguém tiver alguma dica que eu ainda não tenha feito, pelo amor de Deus, me diga. e-mail rafael.ramos.29@hotmail.com OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  43. estou abismado com o gasto de gasolina do gol 1.0 flex, minha esposa está aprendendo a dirigir, e o uso da 1* marcha é frequente, ainda assim, nunca vi um gasto tão alto, basicamente 1 litro de gasolina para 1 km rodado, mesmo sendo usado para aprendizado, em 1* marcha, ré, ladeira, ao meu ver, não é normal essa medida de 1 pra 1.

    ResponderExcluir
  44. Eu to com um palio fire celebration 1.0 2007 trabalhando com uber. Com ar ligado ta fazendo 5 km com 1 litro de alcool... desse jeito vou passar fome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo,
      O meu está com o mesmo consumo,
      O que foi realizado para solução do Problema.

      Excluir