span.fullpost {display:none;} span.fullpost {display:inline;} span.fullpost {display:inline;}

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Honda CB 300R a sucessora da Twister um arraso!

Foto Honda CBR 300R
A Honda parou de fabricar a CBX 250 Twister há 6 meses, aposentou o modelo, e agora a sucessora é a lindíssima CB 300R. A moto que 'emprestou' o design para a CBR 300 foi a Honda CB Hornet 600F que foi lançada no início deste ano.

A Twister foi a 7ª moto mais vendida do país no ano passado, e possui um público que ama a moto, desde o lançamento em 2001 foram fabricadas quase 500 mil unidades.




O farol triangular é 60W e tem uma pequena carenagem que traz o painel embutido, a rabeta é pequena e uma única saída de escape é mais curta que a antiga versão.

O aumento da capacidade cúbica do motor teve como objetivo atender à terceira fase do Promot 3 sem prejudicar o desempenho da naked urbana. "Trabalhamos em um motor que atendesse à legislação brasileira. Nessa nova fase do Promot, é preciso uma maior capacidade para ter uma menor emissão de poluentes, principalmente nas medições até 120 km/h.

Os 291,6 cm³ são frutos de um aumento no diâmetro e no curso do pistão (79,0 x 59,5 mm). Afinal, a arquitetura continua a mesma: um cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC), quatro válvulas e refrigeração mista (a ar com radiador de óleo). Até aqui nada de novo, exceto a capacidade. Os dutos de admissão e exaustão e as válvulas foram retrabalhados para se adaptarem à alimentação por injeção eletrônica de combustível -- sistema programado (PGM-FI) -- projetada pela Keihin para a CB 300R.

A nova moto tem mais potência obviamente ela possui 26,5 cv contra os 24 cv da Twister. A moto tem torque de 2,81 kgfm a 6.000 rpm. Já que a moto está com mais potência a Honda optou por um câmbio de 5 marchas, isso para evitar as reduções de marchas principalmente nas subidas de ruas e serras.
Com design mais moderno e robusto comparado a Twister a CBR 300R passa uma impressão de ser uma moto de grande porte. Isso porque o tanque de 18 litros contribui para esta impressão a Twister tinha 16,5 litros de capacidade de tanque. O novo modelo contempla 2 defletores de ar que, além da função estética, ajudam na refrigeração do motor.

Os pneus Pirelli Sport Demon em medidas mais largas: na dianteira 110/70 e na traseira 140/70 (a Twister usava pneus 110/80 e 130/70, respectivamente). Ambos em rodas de liga leve de 17 polegadas com novo desenho.

Impressões
Ao rodar na moto percebe-se que o piloto dica em uma posição mais confortável, devido à posição das pernas, a moto está mais segura pois possui um sistema anti-furto na ignição da moto.
Com um painel lindo com marcador de velocidade digital, e marcador de RPM analógico notamos que a Honda usou a Hornet como base para idealizar esta moto.

O motor tem respostas instantâneas ao toque do acelerador. Em baixa velocidade a moto não engasga como na versão 250cc e também a Twister fazia muito barulho ao rodar. A nova CB 300R, é mais silenciosa e possui um câmbio muito bem acertado que permite muito o motor. Testando a moto em alta velocidade observamos que a moto é chegou aos 142 km/h.
Finalmente a Honda adotou o sistema de injeção eletrônica que trará maior economia e combustível, pois a antiga Twister era bela mas perdia feio na parte de tecnologia para a Yamaha Fazer. Digo isso pois a Fazer era uma moto mais silenciosa, mais estável pelo seu conjunto de suspensão e amortecedores e de quebra mais econômica pois fazia quase 30 km por litro de gasolina enquanto a Twister fazia 24 km por litro.




Honda CBR 300R
Honda CBR 300R
Honda CBR 300R
Honda CBR 300R
Honda CBR 300R
Honda CBR 300R
Foto Honda CBR 300R
Foto Honda CBR 300R
Foto Honda CBR 300R
Foto Honda CBR 300R
Foto Honda CBR 300R
Foto Honda CBR 300R

34 comentários:

  1. Sem comentários...
    Agora vou poder sentir um terço da sensação de pilotar a hornet...

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários... Jah deu show na Ys 250 Fazer da Yamaha....
    Eh praticamente uma "hornet com a metade da potência"...
    Aguardo apenas sua chegada as consecionarias (quero garantir a minha)

    ResponderExcluir
  3. CBR 300R show de moto, vamos ver se parou a bateção hehehehe!!!
    Dah hora, boleráça a motóca!!!

    ResponderExcluir
  4. Só esqueceram do freio de traz né... tambor para uma moto dessa é cruel!!!mais uma vez a honda acaba esquecendo dos detalhes que são muito valiozos.

    ResponderExcluir
  5. CARAMBA ESSA FICOU SHOW !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando a nova cbr300r vai estar no mercado?
    Grato!

    ResponderExcluir
  7. linda, vou comprar uma....

    ResponderExcluir
  8. A alegria da HONDA vai durar pouco, pois quando menos ela esperar a YAMAHA vai vim babando com muita tecnologia, pois a nova FAZER já está pronta.

    ResponderExcluir
  9. ficou demais...linnnda, é pena que não posso comprar uma agora.

    ResponderExcluir
  10. a honda estálinda, porém a yamaha sempre a supera com a sua tecnologia.

    ResponderExcluir
  11. O aumento de 0,53 CV é baixo e o escapamento deveria ser mais centralizado, como da CB Hornet 600F assim deixando perfeita nas curvas já que a potência ficou a desejar, atenciosamente.

    ResponderExcluir
  12. ahhh linda... bom a honda tem que copensar a merda que eles fizeram zuada a nova cg 150....

    ResponderExcluir
  13. a moto e show e mais nada...........

    ResponderExcluir
  14. fikouu show essa cb 300r!!!!
    muito dahora..ja vou trokar a minha....

    ResponderExcluir
  15. Lindíssima, vamos ver se realmente será mais silenciosa que a twister, essa laranja então ficou show de bola. Agora é esperar mais um pouco pra ver o preço real, pq uma coisa é preço de revista outra é consercionária.

    ResponderExcluir
  16. rsrsrsr uma hora dessa ond a fazer ta se escondendo kkkkkk fikou monstra essa moto muito loka msm!!!

    ResponderExcluir
  17. Olha essa moto esta irada mesmo, quero só saber o preço dessa nova belezinha. Quem souber seu preço avisa..

    ResponderExcluir
  18. A MOTO EH LINDA,+ EU AINDA PREFIRO 1 FAZER....Q na minha opnião,eh a melhor moto q apareceu atualmente..............

    ResponderExcluir
  19. Fui hj até uma loja da Honda e tive o prazer de ver essa coisa linda, estou no consórcio da Fazer Yamaha mais admito que quando vi essa moto linda fiquei balançado!!! Muito linda mas, preciso andar em uma para tirar maiores conclusões...

    ResponderExcluir
  20. muito bonita se comparada com a twister; só eu esperava mais como por ex: tampa do bocal do tanque esportiva(até sundal max tem), freio a disco na traseira, 6a marcha deveria continuar + potência e o guidon ficou muito alto. a balança por incrível q pareça foi trocada de aluminio por ferro. é brincadeira! abraços a todos. obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  21. eh por inquanto a kriva 300cc vai fikar por cima da yamaha fazer 250 ...

    por inquanto ... porque a nova fazer jah está pronta e vai vir com força total fz 350cc com dising basiado na mt 01 podem esperar a yamaha sempre inova com motos mais potentes e lindas

    ResponderExcluir
  22. e uma desgrassa essa motu

    ResponderExcluir
  23. Esta ficou da hora!
    Quem sabe é pra compensar o estrago que fizeram na moto do "JASPIOM" (cg 150)....uahsuahsuahsuahs
    *Mataram a moto mais vendida no Brasil com aquela carenagem no farol!!!!

    ResponderExcluir
  24. eé linda mais a fazer é muito mais tem mais conjunt é mais mais

    ResponderExcluir
  25. nem se compara uma honda pela yamaha honda será sempre honda. e a CB 300R É LINDA DE MAIS ... PERFEITA

    ResponderExcluir
  26. é a melhor moto que ja tiva pois ela anda muito bem obrigado pois ja cheguei a 164 com ela e nem de perto twister

    ResponderExcluir
  27. meu velhos trabalho na yamaha e digo a nova fazer vai vem pra butar pra lascar com essa motinha da honda!nova fazer feio a disco na roda de traz nosssa....

    ResponderExcluir
  28. essa moto me caiu como uma luva, é a moto dos meus sonhos, não me arrependi em comprar, xou de bola, agopra estou motorizado

    ResponderExcluir
  29. MOTO FEIA!
    NÃO GASTARIA MEU DINHEIRO COM UMA COISA FEIA DESSAS!
    PRA COMPRAR TEM QUE SER PAGA PAU DE HORNET!
    HORNETEIRO É IGUAL CORINTIANO SÓ SABE SE GABAR, MAIS DEFENDE A COISA MAIS FEIA QUE EXISTE!
    QUE FEIURA!

    ResponderExcluir
  30. eu ainda prefiro á twster

    ResponderExcluir
  31. Cheguei a 148 km/h, é estável!!!!

    ResponderExcluir