O ideal seria que ao menos uma vez na semana alguém ligasse o veículo por, pelo menos quinze minutos, o que evitaria os seguintes problemas:
Bateria - Poderá apresentar variação em sua carga, podendo chegar ao ponto de impossibilitar a partida do veículo após este período de 4 meses;
Pneus- Pressão de pneus sofrerão alterações;
Combustível- Perda das propriedades do combustível, perdendo parte de sua eficiência;
Óleo lubrificante- Poderá sofrer escoamento total para o cárter, ocasionando em alguns casos o descarregamento de tuchos hidráulicos , e mancais, comprometendo a vida útil do motor no momento da nova partida;
Pintura- Se estiver em ambiente externo , poderá sofrer danos em decorrência de depósito de fuligens externas, ou utilização de capas impróprias, que formam câmeras de umidade, causando assim danos ao verniz do veículo;
Oxidação nos discos de freio podendo apresentar uma pequena deficiência momentânea nas primeiras frenagens em primeiro momento. Mas caso seja inevitável que o veículo permaneça muito tempo parado, aqui vão algumas dicas do técnico, que poderão minimizar alguns problemas:
A primeira dica diz respeito à bateria. Antes de desconectá-la, deve- se atentar ao rádio do veículo e verificar se o mesmo possui o código (cartão da senha do rádio). Caso contrário, se desconectarmos a bateria e ligarmos novamente, o rádio ficará bloqueado, tendo um custo relativamente elevado para ser codificado novamente. Desconecte, inicialmente, o pólo negativo e depois o positivo. Desta forma, estará poupando a vida útil da bateria.
Relacionado aos pneus, uma opção é colocar o veículo em cavaletes, sem que os pneus entrem em contato com o solo, com a finalidade de evitar deformações do mesmo. Esses cavaletes devem ser apropriados para cada tipo de veículo.
O óleo do motor e o combustível são componentes que poderão sofrer deterioração com o tempo e, por isso, deverão ser substituídos posteriormente.
O local de estacionamento deve ser observado, evitando contato direto com o ambiente (chuva, sol, poluição, umidade). Se for utilizar capas de proteção, fique atento , pois capas sem forração interna apropriada, associada à umidade e ação do sol , poderão provocar manchas no verniz do veículo. Procure, se possível, um ambiente sem insolação e sem umidade.
O fluido de freio também tem características higroscópicas (absorve umidade), necessitando a substituição do fluido assim que possível, principalmente se o veículo estiver parado por mais de um ano.
Outro ponto relacionado ao freio é a oxidação de discos e tambores do sistema, principalmente em regiões litorâneas (maresia). Experimente os freios com cautela e de forma suave para não ter surpresas de pinças e cilindro de rodas travados.
Até mesmo correias podem sofrer deterioração após muito tempo paradas, necessitando uma verificação especial.
Lembramos que estas são algumas dicas e que, dependendo das condições e modelos, poderemos ter mais agravantes no veículo. A recomendação é que, após um longo período parado, mesmo seguindo essas dicas, seja feito um check-up completo no veículo.
Tron Legacy
Há 14 anos
para fazer o motor funcionar quando parado por 6 meses
ResponderExcluirBateria nova
Excluirtenho um uno mille pois esta mais de um ano parado sem funcionar qual o procedimento a ser tomado nesse caso?
ResponderExcluirBateria nova
Excluirbota fogo
ResponderExcluirlol
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirO peugeot está para 1 ano e pouquinho pois estava na justiça,agora que saiu está comigo! Será que vai ter muito problema no motor e está sem bateria,rodas vou mudar com toda certeza e ele estava em lugar fechado sem umidade!
Me responda por favor
paolla.silva@yahoo.com.br
tenho uma monza 85 e esta parado a um ano por motivos financeiros
ResponderExcluiralguem pode me dizer mais ou menos quanto ficara para colocar p rodar denovo ????
rogerio.rs@hotmail.com
meu gol 1.6 a mais de 1 ano sem funcionar
ResponderExcluiracho que vo gastar bastante para colocar ele dinovo a funcionar
alguem sabe se isso influencia muito?/
em caso de motor parado, troque o oleo do carter antes da partida,tire o cabo da bobina que vai até o distribuidor,coloque uma bateria boa,gire a chave para o motor de arranque girar o motor sem dar a partida por uns 20 segundos.desta forma o motor vai lubrificar inteiro antes da iguiniçaõ.depois confira a agua do radiador,coloque o cabo da bobina até o distribuidor,injeta uma seringa de 10 ml de gasolina dentro do carburador ou na entrada de adimissaõ dos motores a injeçaõ.pronto , quando o motor pegar ele foi lubrificado e dificilmente terá algum dano nas partes moveis metalicas porque foi lubrificado anteriormente.
ResponderExcluirtenho um Santana 96 parado desde de 2002, pois era do meu pai que faleceu, e agora que peguei minha CNH quero pegar o carro, qual o procedimento a se fazer para ele funcionar? tem algum gasto? compensa gastar tal valor no carro? obrigado.
ResponderExcluirComprei um ford ka, em um leilão do detran, vi que ele estava parado a 2 anos, devo mandar trocar todos os componentes de freio, e as correias do motor?
ResponderExcluirHá algum problema em deixar um Honda Fit 2014, sem ligar por 40 dias??
ResponderExcluir40 dias num carro novo não é nada. Só desconecta a bateria ou pede para alguém ligar ele 1 vez por semana. No máximo vai descarregar a bateria se ela já estiver ruim e você deixar ele com o alarme ligado.
ExcluirTenho um monza tubarão classic se 2.0 ano 92/93 ficou uns 4 meses parado agora quando fui ligar ele não deu sinal de vida alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirO MEU CARRO E HERANÇA E ESTA PARADO A 6 ANOS. E UM TIPO 2.0 TEM CONCERTO?
ResponderExcluirviajei e quando eu voltei a bateria estava totalmente descarregada, nem o alarme funciona, ou seja ele está todo trancado, como eu devo proceder sem ter que quebrar uma janela do carro ????
ResponderExcluiro carro é uma hilux 92
Tenho um gol 1.6 an0 2000 ta parado a cinco mesees por motivos financeiro o que fazer para voltar usar
ResponderExcluirTenho um gol bola 96 foi robarou achei ele tá no pátio a 10 meses posso funciona ele sem problema
ResponderExcluircomprei um motor de monza 1.8 gasolina usado mas estava parado ha anos...o meu motor original era 2.0 álcool...o problema é que depois de tudo montado não quer pegar...apesar deeu saber que o carburador é a álcool no motor a gasolina
ResponderExcluirTenho um gol 16v um ano parado como proceder para por a funcionar obrigada
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