span.fullpost {display:none;} span.fullpost {display:inline;} span.fullpost {display:inline;}

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Os apelidos dos pilotos

Alain Prost : "O Professor". Piloto de estilo seguro e preciso, Prost não poderia ter ganhado outro apelido melhor.

Andrea de Cesaris : "O Demolidor" ou "Andrea de Crasheris". Em seu ano de estreia pela McLaren, em 1981, destruiu seis carros e bateu cerca de 17 vezes ao longo da temporada.

Ayrton Senna : "Beco". Apelido de infância de Ayrton, que era chamado pelos amigos mais próximos de "Becão".



Carlos Reutemann : "El Lole". Era assim que o argentino era chamado carinhosamente em seu país natal por seus fanáticos torcedores.

Chris Amon : "O Rei do Azar". Embora tenha sido um dos pilotos mais talentosos da F-1 nos anos 60 e 70, nunca venceu uma corrida. Conheça melhor essa história clicando aqui .

Dale Earnhardt : "O Intimidador". O heptacampeão da Nascar tinha fama de ganhar corridas a qualquer custo. Quando estava atrás de um carro mais lento, Earnhardt realizava a ultrapassagem nem que tivesse de dar uma "batidinha" no adversário.

Dennis Hulme : "O Urso da Nova Zelândia". O neozelandês era um piloto agressivo e determinado ao volante, e daí veio seu apelido.

Elio de Angelis : "O Gentleman". Herdeiro de uma tradicional família italiana, De Angelis era um sujeito culto e refinado fora das pistas e era conhecido por ser um ótimo pianista. Dentro do carro, também era um dos mais cordiais em disputas de posição.

Emerson Fittipaldi : "O Rato". Quando adolescente, Emerson estava sempre nas oficinas do irmão Wilsinho, fuçando e tentando aprender tudo o que podia. Foi aí que ganhou o apelido. Mais tarde, passou a ser chamado de "Emmo" pelos americanos.

Giovanni Lavaggi : "Johnny Carwash". Obscuro piloto italiano que correu pela Minardi em 1996, Lavaggi ganhou o apelido de "Johnny Carwash" porque essa era a tradução literal do seu nome para o inglês.

Giuseppe Farina : "O Advogado Voador". O primeiro campeão mundial da história tinha um diploma de doutor pela Universidade de Direito de Turim. Farina, detentor do título de 1950, também era conhecido pelo apelido "Nino".

Graham Hill : "Mister Mônaco". Nos anos 60, venceu cinco vezes o GP de Mônaco e era o grande conhecedor da pista de Monte Carlo.

Hiro Matsushita : "King Hiro". O pouco brilhante piloto japonês ganhou o apelido de "rei" de maneira bizarra. Para saber mais, clique aqui .

Jack Brabham : "Black Jack". Dono de uma personalidade discreta, Brabham começou a ser conhecido como "Black Jack" por causa de seu estilo "sombrio" e também por ter cabelos escuros.

Jackie Stewart : "Vesgo". O tricampeão mundial possui um estrabismo quase imperceptível, mas que lhe rendeu este apelido.

James Hunt : "Superstar". Era assim que Hunt era chamado pelo Lord Alexander Hesketh, o homem que levou o inglês à Fórmula 1.

José Carlos Pace : "Moco". Conhecido por só responder a perguntas que o interessavam. Nas outras, fazia "ouvidos moucos".

Juan Manuel Fangio : "El Chueco". Na tradução para o português, "o Manco". Isso porque Fangio jogava futebol quando jovem na Argentina e tinha as pernas arqueadas como Garrincha.

Kimi Raikkonen : "O Homem de Gelo". Piloto de personalidade fria e de pouquíssimas palavras, Raikkonen ficou conhecido como o "Iceman" desde o início da carreira na F-1.

Mario Andretti : "Sr.Versátil". Campeão na Fórmula 1, na Fórmula Indy, ganhador de corridas importantes na Nascar, vencedor de campeonatos de longa duração e até de off-road, Mario Andretti fez por merecer o apelido.

Michael Schumacher : "A Máquina". Por sua capacidade de fazer várias voltas seguidas em ritmo rápido e veloz, Schumacher virou "A Máquina" para a imprensa italiana.

Nelson Piquet : "Sujeira". Este era o apelido de Piquet na época de garoto, quando ele frequentava as oficinas de Brasília. Naquele período, o futuro tricampeão também era conhecido como "Pobreza".

Nick Heidfeld : "Quick Nick". Apelido recebido nos Heidfeld ainda nos tempos de categoria de base. É assim que os fãs do alemão se referem a ele.

Niki Lauda : "O Computador". Piloto de extrema regularidade e consistência, Lauda fazia tantas voltas em sequencia no mesmo ritmo que parecia mesmo um computador.

Nigel Mansell : "Il Leone". O inglês ganhou seu famoso apelido de "o Leão" durante a época que correu na Ferrari, entre 1989 e 1990, por sua pilotagem agressiva e valente.

Roberto Moreno : "Super Sub". Entre o fim da década de 90 e início dos anos 2000, Moreno se tornou uma espécie de "piloto substituto oficial" da F-Indy, ocupando a vaga de vários pilotos acidentados.

Richard Petty : "The King". Dono de 200 vitórias e sete títulos da Nascar, Petty fez por merecer o título de "rei" da categoria.

Ronnie Peterson : "O Piloto-Show". O sueco Ronnie Peterson nunca contornava as curvas da mesma maneira. Sempre colocava o carro de lado, buscando novas trajetórias e fazendo a alegria de seus torcedores.

Stirling Moss : "O Campeão sem título". Entre 1955 e 1958, o inglês Stirling Moss foi quatro vezes vice-campeão de forma consecutiva. Talvez tenha sido o melhor piloto da história a terminar a carreira sem título.

Tony Brooks : "O Dentista". Vice-campeão mundial em 1959, o inglês Tony Brooks tinha, de fato, um diploma de dentista.

Valentino Rossi : "Il Dottore". Apelido que acompanha Rossi desde seus primeiros anos no Mundial de Motovelocidade e que o italiano faz questão de cultivar.

Vittorio Brambilla : "O Gorila de Monza". Piloto folclórico e de personalidade extravagante, Brambilla era muito arrojado dentro de um carro de corridas, às vezes até demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário