Acelerações bruscas, trocas erradas de marcha, janelas abertas, pneus murchos e ar-condicionado ligado são alguns dos descuidos que doem no bolso do consumidor após alguns quilômetros rodados.
Carregar mais peso do que a capacidade do carro é mais um desses erros. Segundo a BR, distribuidora da Petrobras, cada 50 Kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. Além do gasto desnecessário, o peso em excesso também causa desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus.
Já para os que gostam de pisar no acelerador, uma má notícia. O excesso de velocidade também aumenta o consumo. De acordo com testes do Centro de Pesquisa da Petrobras, carros que andam a 100 Km/h gastam 20% do que aqueles que não passam dos 80Km/h.
Anote em uma planilha o preço do combustível e a quilometragem percorrida
1) Evite acelerar ou frear bruscamente. Além de aumentar o consumo, atitudes como esta causam o desgaste prematuro do veículo;
2) Quando atingir a velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador;
3) Sempre que possível dirija com as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar;
4) Evite andar com o ar-condicionado ligado em dias frios;
5) Leve o carro à revisão para verificar filtros de ar e de combustível. Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível;
6) Evite carreguar mais peso do que a capacidade do carro;
7) Troque as marchas na hora certa. Isso evita com que o motor ande em alta rotação. A maioria dos carros vem com conta-giros no painel, exceção feita aos modelos populares. Leia o manual e respeite a faixa de rotação indicada;
8) Desligue o carro se estiver por mais de dois minutos parado em congestionamentos;
9) Pé no breque. Testes feitos com veículos mostram que velocidades moderadas são mais econômicas;
10) Use uma planilha para anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida;
11) Abasteça no mesmo posto e peça que o frentista faça o teste de proveta para saber se o combustível é adulterado; Pneus devem ser calibrados a cada 15 dias e direção precisa estar alinhada
12) Não leve peso desnecessário não porta-malas, pois isso exigirá mais esforço do motor;
13) Não encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros atuais, parte dele acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio;
14) Não deixe o taque na reserva. Resíduos do fundo podem entupir os bicos injetores;
15) Calibre os pneus a cada 15 dias e mantenha a direção alinhada.
Embora as informações acima teve citando o (carro), as mesmas recomendações também 'servem' para motos e outros veículos motorizados.
Fontes: Agência Nacional do Petróleo (ANP), BR Distribuidora
Muito boa dica! 10!
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