Os veículos ditos “econômicos” chegam a beber mais do que carrões com motor mais potente. A explicação pode estar em uma peça fundamental do carro: o motorista. Segundo César Urnhani, piloto de desenvolvimento da Pirelli e campeão das Mil Milhas, a forma de conduzir o automóvel influência, e muito, no gasto de combustível. “Nós queimamos bilhões de reais por não saber dirigir. Conduzindo o veículo de forma adequada o motorista chega a uma redução de, no mínimo, 20%. O que ao final do ano pode representar o valor do IPVA do veículo.”
Para provar que dirigir de maneira eficiente não significa perda de tempo e ainda traz mais segurança e economia, o piloto realizou um teste por 25 km, em uma primeira viagem dirigindo de forma normal e na segunda, de forma eficiente. Com um Ford Fiesta 1.6, durante o percurso que incluía subidas, descidas, lombadas, trânsito moderado e rotatórias, foram feitas 85 trocas de marchas no modo normal contra 46 no modo eficiente. As frenagens somaram 36 ante 21 e o consumo médio foi de 8,149 km/l contra 13,567 km/l, o que representa o gasto de R$ 7,60 e R$ 4,57, respectivamente. Mas e o tempo? Ambos levaram 23 minutos para concluir o trajeto. “Não é só combustível que é economizado. Discos de freio, pneus, câmbio e embreagem também são poupados, mesmo sem a possibilidade de contabilizar o desgaste desses componentes.”
Por quê meu carro 1.0 bebe tanto?
Carro econômico e potente não combinam. “Desempenho e performance é algo que o 1.0 está longe de oferecer”, diz Urnhani. “Carros 1.0 não foram feito para acelerar. Se o consumidor quer um carro potente tem de estar ciente que vai precisar queimar mais combustível. Se quer economizar, vai precisar abrir mão do bom desempenho.” Principalmente em veículos de motorização menor, evite pressionar todo o acelerador. Se quiser ganhar velocidade, opte pela redução de marcha. “Fique de olho no conta-giros, o ideal é andar entre 1.500 rpm, no mínimo, e 2.800 rpm, no máximo.” Procure acelerar gradualmente e ganhe velocidade aos poucos.
Para que pressa?
Ande em velocidade compatível com o trânsito da cidade. Além do congestionamento carregado, nas principais vias de São Paulo há limite de velocidade, geralmente entre 70 km/h e 90 km/h. “O motorista tem o hábito de andar rápido em pistas com radares e ao avistar o equipamento freia bem em cima. Mesmo que escape da multa, ele perdeu dinheiro com o gasto excessivo do freio, de combustível e dos pneus.” O ideal é acompanhar o ritmo do trânsito. Não adianta tentar andar a 50 Km/h se a média da via é inferior a essa marca. Isso só traz mais gastos e praticamente nenhum ganho em menos tempo.
Gasto menos combustível andando na “bangela”?
Rodar em ponto-morto não traz economia de combustível, nem em descidas. “Pelo contrário, descer engrenado não exige esforço do motor, mas se o motorista desengrena o carro, o motor precisa rodar e para isso vai precisa de combustível.” Propulsores modernos, equipados com injeção eletrônica, tem um mecanismo que corta o envio de combustível para os bicos injetores quando não há aceleração. Nesta condição, o motor continua funcionando pela inércia do movimento, mas o consumo é zero. Na banguela, os bicos enviam combustível para o motor para manter o ponto-morto.
Para comprovar na prática, use o computador de bordo, se seu carro tiver o equipamento. “Enquanto você estiver descendo engatado, verá no visor o consumo zero, geralmente indicado por 999 km/l ou traços.” Na hora de subir, pegue embalo antes do aclive ou no início da subida para não precisar “afundar” o pé no acelerador ou trocar de marcha no meio da ladeira.
Quando a via estiver livre, procure andar na maior marcha pelo maior tempo possível. “O esforço do carro é menor e o consumo também.” Não é necessário também passar por todas as marchas. “Pule da terceira para a quinta direto se estiver em boa velocidade, por exemplo.”
Por que a fila em que estou nunca anda?
O condutor que dirige colado no carro da frente não consegue ter uma visão do trânsito. “O motorista, ao invés de ganhar vai perder tempo parado, gastar muito combustível e perder a paciência.” No trânsito carregado mantenha sempre uma boa distância do carro à frente. “Ao andar, engate a primeira e pise o mínimo possível no acelerador, aproveitando ao máximo o torque do carro. Deixe o carro rodar em 1.500 rpm e quando chegar ao limite mude para a segunda marcha e mantenha a baixa velocidade. É a única forma de corrigir o gasto que o congestionamento provoca.” Para saber qual é a distância mínima que você deve manter do outro veículo, basta ficar atento aos pneus traseiros do carro à sua frente. Se não for possível enxergá-los, você está perto demais.
O semáforo está fechado. Correr por quê?
Ao ver o semáforo fechar o motorista geralmente coloca o carro na “bangela” ou mantém a velocidade e é obrigado a frear. “Quando ele precisar sair, vai ter que engatar a primeira, a segunda e daí por diante. Se, ao avistar o sinal vermelho, ele permanecesse engatado, mas em uma velocidade menor, teria a chance de o semáforo abrir e poder seguir, sem frear e sem precisar usar a primeira marcha.”
Você e seu carro seguro
Mudanças no modo de condução refletem também em uma direção menos estressante e agressiva. “O motorista escolhe o grau de risco que quer correr. Quem insiste em dizer que dirige de forma imprudente e nunca bateu, não pode esquecer que uma hora ou outra pode acontecer e, além do perigo, está queimando dinheiro”, afirma Urnhani.
interessante, achava que andar em ponto morto economizava mais, mas vou seguir essas dicas.
ResponderExcluirEu tbm sempre achei que economizava, más agora vimos que na prática não é bem assim...
Excluir...interessante mesmo essas dicas.
vou adotar estas dicas tambem. meu celta esta fazendo 13km/l dentro da cidade, vou tentar diminuir ainda mais o consumo rs
Excluirnao economiza pois mesmo na banguela o que manten o carro funcionando e o combustivel
ExcluirNem sempre esse raciocínio é válido. Quando você desce engrenado o motor "segura" o carro. Ele realmente não vai consumir combustível na descida, mas vai ter que acelerar mais na subida. Quando você desce na banguela, o carro acelera mais por conta da gravidade e esse impulso é reaproveitado na subida subsequente.
Excluirdesce com a quinta
Excluirdesce com a quinta
ExcluirQuero ver vc descer na banguela sem ter nenhum carro na tua frente ...ai já não dá pra usar a velocidade pra subir...
ExcluirMUITO BOA AS DICAS, MAS NAO TIROU MINHAS DUVIDAS, GOSTARIA DE SABER QUANDO É PROBLEMA MECANICO O QUE TROCAR QUE TIPO DE MANUTENÇÃO FAZER PARA VOLTAR AO CONSUMO NORMAL???
ResponderExcluirse seu carro for de injeção verifique todos os sensores e se não achar o defeito teste a central de comando dos sensores se não resolver é as molas dos pistão que estão sem pressão.
ExcluirMolas dos pistões? Não seriam os anéis dos pistões? Anéis de segmento?
ExcluirTirou todas as minhas duvidas! Obrigado pelas dicas!
ResponderExcluirQuero tirar uma dúvida, sei que ponto morto em ladeira, nao economiza em nada, o certo é descer engatado!
ResponderExcluirAgora vem a pergunta, e se for em um simples declive! vou dar um ex:
tem um leve declive, e a partir disso tenho que andar 1km pra chegar em casa! quando deixo engatada, antes do fim do percuso o carro pede aceleração, tendo assim que acelerar ate o fim, ja no ponto morto, consigo fazer o trajeto todo sem precisar acelerar novamente, ai vem a pergunta, nesses casos eu economizaria mais no ponto morto, certo?
tem uma dica que diz, se a via estiver livre ande na maior marcha por maior tempo, você não precisa dever o declive em 2~3 marcha, coloca uma 5 que o carro vai correr mais.
ExcluirMeu carro é motor 1.0 e tem rodas aro 14, isso influencia para um maior consumo de combustivel?
ResponderExcluirPor ser uma roda um pouco maior?
depende do tamanho dos pneus mesmo assim o consumo não aumenta mas seu carro por ser 1.0 tende a ficar mais fraco nas saidas e retomadas de velocidades
ExcluirDizem que a roda maior influência, mais atente-se para o seguinte, rodas aro 13, perfil 80 e rodas aro 14 perfil do pneu 60 dão basicamente no mesmo, no meu carro estou com aro 15 perfil 65, dá no mesmo que as 17 do meu pai q são perfil 45, então meu carro que originalmente usa aro 13, está usando aro 17 consumo vai subir mesmo e desempenho perde tbm, mais não deve ser muita coisa!
ResponderExcluirboas dicas valeu...
ResponderExcluirtenho uma santana 86 ta molhando as velas com alccol oq que poderei fazer, e bebendo demais,obrigado
ResponderExcluirO filho o pessoal esta falando de carro,pera ai santana 86 tenha dó né....
ExcluirAjuste o carburador. Agora desculpe, Santana 86 é muito mais carro do que muita porcaria que o povo anda comprando por aí 0 KM.
ExcluirTenho um santana 98, na pista ele ta fazendo 8,5 , ja fiz limpeza de bico, e a parte de cima do motor, pois queimou junta do cabeçote, mais nao afetou as valvulas, o q devo fazer?
ExcluirCaro Amigo a media do Santana é isso...
ExcluirIsso mesmo!
ResponderExcluirPerfeita as conclusões do amigo aí em cima!
tenho um celta 1.0 que está fazendo 9,5 com um litro na pista, o que fazer? já troquei os filtros e velas e fiz limpeza no sistema de injeçao. está consumindo demais, o que fazer para beber menos?
ResponderExcluirOlá amigo faça o alinhamento do carro mantenha os pneus sempre calibrados evite peso morto dentro do carro acelerações desnecessárias isso ajuda bastante OK!!!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirTenta mudar de posto e analisar quanto seu carro está fazendo.
Por exemplo abasteça em postos diferentes mas sempre com a mesma quantidade de litros... e sempre quando o carro entrar na reserva desta forma saberá qual é o posto que está vendendo a gasolina que rende mais. Infelizmente aqui no Brasil a sacanagem de vender gasolina adulterada já começa com a permissão do governo!
Troque o filtro do combustível, é uma peça que para seu carro não deve custar mais que 20 reais que é recomendável trocar pelo menos 1x por ano.
Não estique tanto as marchas!
troque as marchas quando a rotação estiver antes de 3000 rpm. Eu costumo trocar quando está a 2700!
Assim eu economizo bem!
Eu troco marchas com 1500 giros :/
Excluirñ tirol minhas duvidas eu queria saber que peça se troca quando o consumo almenta
ResponderExcluirO MEU VECTRA 2.0 GLS ESTAVA FAZENDO 8KM/L NA CIDADE
ExcluirTROQUEI OS BICOS INJETORES PELO BICO MAIS NOVO DO AGILE 1.4 TA FAZENDO 10 NA CIDADE E TO PISANDO MAIS E NAO PERDEU A POTENCIA
tenho um bmw 318 is coupé 140 cavalos...ele esta a beber muito...com 10 euros faço 30 km...o que podera ser??
ResponderExcluirdeve ser que você não tem este carro por que se você tive-se não ia preocupar com o consumo.. =)
ExcluirTroque a BMW por uma bicicleta, ó pá!
ExcluirTENHO UM GOL QUADRADO 1000 E ESTA BEBENDO MUITO QUAL A MANUTEÇÃO QUE TENHO QUE FAZER
ResponderExcluircoloca pra vender
ResponderExcluirTenho um idea 1.4 flex 06/07, rodas 15 de fabrica, em 2012 sofri um acidente com ele mas nada mto grave, apenas quebrou o eixo da roda dianteira, já foi concertado tudo, mas depois daí o rendimento do carro começou a cair muito e de 11km/l, hoje está fazendo 8.4km/l, já troquei óleo, filtro e ainda continua esse consumo excessivo. Tem alguma coisa que posso checar antes de levar para alguma oficina e eles inventarem coisas q não existe?
ResponderExcluirTENHO UM FIAT STILO 1.8... FLEX... 07/07... O COMPUTADOR DE BORDO TA MARCANDO 5 KM POR LITRO NA CIDADE A GASOLINA.... E NO ALCOOL ELE TA MARCANDO 7.0, 7.2, .. GOSTARIA DE SABER O PQ DESSA CONTRAVERSA....
ResponderExcluirSrs excelente dica ,essa de descer engrenado, eu não sabia que descer na Banguela não ia reduzir o consumo de combustível , valeu ...........
ResponderExcluirTemos um Peugeot 206 Flex 1.4 2007 e pelos cálculos ele está fazendo de 7 a 8km/l na Gasolina, mas conheço donos de outros 206 mais novos que estão fazendo de 9 a 10km/l. O que pode estar de errado no nosso carro? Obrigado!
ResponderExcluirTenho um Ford Focus 2006/2007, gasolina ele esta gastando um pouco alem da conta, o que pode ser os motivos.
ResponderExcluirLeia as dicas anteriores!
ResponderExcluirMeu Palio 1.4 2010 esta bebendo muito, 9km/l no alcool e 11 na gasolina, oque faco pra ele beber menos
ResponderExcluirTenho um GOl g5 2010 ando na boa 110 120 na BR no maximo 140 , e na cidade ando de vagar ele faz 4.25 no alcool e na gasolina faz uns 6 eu ta gastanto mais que os opala ¨6 cilindro dos meus amigo kkkkk
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho um palio attrative 2010 1.4, e estou insatisfeito com o consumo do mesmo. Tenho tais cuidados colocados no artigo acima, e ainda o carro detém comportamento fora do esperado.
ResponderExcluirEm alguns meses eu estava usando apenas o combustível etanol, e como isso o computador apresentou um consumo médio de 9km/l, porém, ao abastecer com gasolina aditivado, o consumo continua o mesmo.
OBS: Ando na cidade e com o ar condicionado sempre ligado
Também fiz um comparativo do consumo na estrada, e a média apresenta o mesmo.
não era essa resposta que eu queria, quero saber sobre problemas no motor. josé macêdo
ResponderExcluirOlá desculpem algo de errado pois sou novato por aqui ... tenho um corsa sedan 1.6 automatico estou fazendo uma média de 8k na cidade , esta correto todo esse consumo ???
ResponderExcluirOlá desculpem algo de errado pois sou novato por aqui ... tenho um corsa sedan 1.6 automatico estou fazendo uma média de 8k na cidade , esta correto todo esse consumo ???
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSei n
ResponderExcluirtenho um corsa sedan maxx 2009 e ele esta com um consumo muito alto voltando de sao paulo[moro em botucatu] coloquei 30 litros e cheguei na reserva,mas anteriormente eu tinha um prisma fui pra sao paulo rodei 629km tudo isso com praticamente um tanque
ResponderExcluirPessoal tenho um palio wekend 1.6 2012,comprei agora estou assustado pois ele só tá fazendo 6.9 no álcool na cidade..É normal?ou tá bebendo demais?
ExcluirPessoal tenho um palio wekend 1.6 2012,comprei agora estou assustado pois ele só tá fazendo 6.9 no álcool na cidade..É normal?ou tá bebendo demais?
ExcluirGente, meu celta 2010 está gastando muito e ainda está acelerado. O que poderia ser? Faz um barulho maluco quando piso na embreagem para mudar de marcha.
ExcluirComprei um palio wekend 1.6 2012 tá fazendo 1.6 no álcool (cidade)é normal esse consumo ou tá desregulado?
ResponderExcluirComprei um palio wekend 1.6 2012 tá fazendo 6,9 no álcool (cidade)é normal esse consumo ou tá desregulado?
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirTenho um Ford Fiesta supercharger 1.0
Coloque 15 litros de gasolina ontem de manhã, só rodei aqui no bairro, e hoje já tinha gastado 9 litros.
Está bebendo muito, queria saber se mudar a marcha no limite do contra giro aumenta o consumo do combustível
Boa tarde.
ResponderExcluirTenho um Ford Fiesta supercharger 1.0
Coloque 15 litros de gasolina ontem de manhã, só rodei aqui no bairro, e hoje já tinha gastado 9 litros.
Está bebendo muito, queria saber se mudar a marcha no limite do contra giro aumenta o consumo do combustível
Boa noite ! Comprei meu primeiro carro , um gol G5 1.0 2010/2011 ele está consumindo muito não sei o porque , está fazendo 7km por litro na cidade sem o ar
ResponderExcluirJá troquei velas , filtro do ar , filtro de combustível não sei mais o que fazer , quem puder me ajudar agradeço , por favor não sei mais o que fazer ?
J Márcio gostei sao dicas muito importantes e interessantes
ResponderExcluirJ Márcio gostei sao dicas muito importantes e interessantes
ResponderExcluirTenho um fox 2014 Flex ele faz 10 por litro na cidade e na BR faz 11 e normal?
ResponderExcluirTenho um fox 2014 Flex ele faz 10 por litro na cidade e na BR faz 11 e normal?
ResponderExcluirAh o tal fox e 1.0
ResponderExcluirFiz manutenção do freio e comentei com o mecanico do consumo , ele me disse que as velas eram originais , se trocasse e limpeza de bico melhoraria o consumo, isso procede,ta fazendo 8 na gasolina , peugeot 207 1.4.
ResponderExcluirTenho um sandero 1.6 2013 esta fazendo 7.5 no álcool na cidade e na gasolina faz 9.0 por litro ta gastandommuito
ResponderExcluirTenho um sandero 1.0 2013 2014 ta gastando muito combustivel, que será?
ResponderExcluirbrigado pelas dicas ai
ResponderExcluirPessoal, tenho um fox trend 1.0 2010 que comprei a 4 meses. Todo mundo me disse que era uma carro de manutenção barata. Até agora só tive dor de cabeça. O carro ta fazendo 9,5 km/l na cidade. Isso pisando leve. além disso anda se arrastando que parece que ta puxando um caminhão engatado atrás do carro. já troquei velas, bobina, cabos de vela, filtro de ar, fiz limpeza de bicos e TBI, troquei a sonda lambda, limpei as válvulas de entradas de ar, correia dentada, troque óleo, filtro de oleo, filtro de combustível e outras coisas mais, tudo com as expectativa do carro ficar mais disposto e gastar menos ou pelo menos um dos dois. Tudo para não dar o braço a torcer e ter que reconhecer que o carro é assim mesmo e que eu fiz um péssimo negócio. dei 24 mil em uma bomba. Se alguém tiver alguma dica que eu ainda não tenha feito, pelo amor de Deus, me diga. e-mail rafael.ramos.29@hotmail.com OBRIGADO.
ResponderExcluirestou abismado com o gasto de gasolina do gol 1.0 flex, minha esposa está aprendendo a dirigir, e o uso da 1* marcha é frequente, ainda assim, nunca vi um gasto tão alto, basicamente 1 litro de gasolina para 1 km rodado, mesmo sendo usado para aprendizado, em 1* marcha, ré, ladeira, ao meu ver, não é normal essa medida de 1 pra 1.
ResponderExcluirEu to com um palio fire celebration 1.0 2007 trabalhando com uber. Com ar ligado ta fazendo 5 km com 1 litro de alcool... desse jeito vou passar fome...
ResponderExcluirOlá Jairo,
ExcluirO meu está com o mesmo consumo,
O que foi realizado para solução do Problema.